quarta-feira, 15 de outubro de 2008

CPqAM sedia lançamento da Universidade Aberta do SUS no Recife.

Fonte: http://www.cpqam.fiocruz.br/
A necessidade permanente de capacitação e educação continuada é, nos dias de hoje, uma necessidade para trabalhadores de todas as áreas. No setor Saúde, cuja característica é o constante dinamismo e a incorporação de novas tecnologias que determinam a revisão dos processos de trabalho, a atualização permanente dos profissionais é essencial para proporcionar uma melhor atenção à população.


Baseando-se nessa necessidade, o Ministério da Saúde (MS) lançou, a sexta-feira (11), no Recife, a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS), que tem como objetivo promover a qualificação em serviço dos trabalhadores da saúde de todo o país.


A meta do UNASUS é oferecer, até 2011, especialização em Saúde da Família para mais de 52 mil profissionais e capacitação gerencial para 100 mil trabalhadores de saúde. Para isso o Ministério está se espelhando no Campus Virtual de Saúde Pública, iniciativa de sucesso da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que vem desenvolvendo e possibilitando o acesso de qualquer lugar das Américas a conhecimento relevante.


A proposta da Universidade Aberta do SUS se divide e se articula em quatro atividades: formulação de conteúdo, educação à distância, titulação dos estudantes e apoio local à aprendizagem. A formulação de conteúdo será feita em espaços virtuais e presenciais colaborativos, unindo esforços das entidades nacionais, universidades e associações profissionais e científicas, partindo da experiência da Opas.


Todo material desenvolvido será de acesso livre às instituições e estudantes interessados, através das bibliotecas virtuais e de outras mídias: CDs, DVDs, impressos etc. O intercâmbio de experiências e tecnologias para educação à distância (EAD) também será estimulado, através de manuais para elaboração e certificação de conteúdos e de oficinas de capacitação.


A supervisão acadêmica dos estudantes será feita pelas Universidades e demais instituições de ensino habilitadas para oferecer especialização na modalidade à distância, garantindo a titulação dos profissionais ao final do processo. O apoio local à aprendizagem poderá ser realizado em parceria com instituições que possam oferecer a infra-estrutura local e remunerar os tutores locais de EAD.


O lançamento do UNASUS em Pernambuco faz parte da estratégia de articulação da SGTES/MS. A secretaria está organizando reuniões em alguns estados e congregando serviços de saúde. O objetivo é formar núcleos compostos de instituições públicas capazes de oferecer formação em larga escala, de modo a iniciar a constituição de uma rede de educação à distância capaz de cobrir todo o país. Os núcleos serão os pilares da Universidade Aberta do SUS.

Nenhum comentário: